FORTALECIMENTO DAS CADEIAS PRODUTIVAS DO VALE DO JEQUITINHONHA
Em parceria com o GEPAF – Grupo de Estudo e Pesquisa em Agricultura Familiar, vinculado ao Núcleo Integrado de Pesquisa do Campus Mucuri (NIPE), UFVJM, Campus Mucuri, sediado em Teófilo Otoni, MG, criado em 2008, o L@proce pretende implementar este projeto de fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O GEPAF é composto por profissionais doutores, mestres e graduandos de diversas áreas do conhecimento. As principais linhas de atuação do GEPAF são: Agroecologia, Recursos hídricos, Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural Sustentável, Economia Popular Solidária, Educação do Campo e Participação Popular. O grupo tem como objetivos: promover a agricultura ecológica, apoiar processos de auto sustentabilidade das populações rurais e oferecer subsídios para implementação de políticas públicas nos territórios onde atua.
Este projeto de extensão com interface na pesquisa, pretende por meio de parcerias com diversas organizações públicas e privadas, como prefeituras, órgãos estaduais e federais, NGs, associações comunitárias, sindicatos e empresas; fortalecer as cadeias produtivas da agricultura familiar nos territórios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri a partir do projeto piloto da apicultura e da fruticultura.. Os resultados deste projeto irão melhorar o planejamento territorial e subsidiar a formulação e implantação de políticas públicas de desenvolvimento regional nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, para que em termos de gestão e fortalecimento das cadeias produtivas, a região possa se tornar uma referência
Objetivos Específicos
– Identificar e estudar as cadeias produtivas do mel e da fruticultura em suas respectivas regiões de atuação;
– Identificar o nível de produtividade e organização social das cadeias produtivas;
– Identificar os atores locais, as técnicas de produção, de gerenciamento e as estratégias de comercialização.
– Selecionar as melhores práticas identificadas durante a pesquisa sobre as cadeias produtivas;
– Realizar ações de extensão para capacitar os atores locais por meio de oficinas, seminários e cursos online a partir das boas experiências identificadas nos municípios da região. A UFVJM fornecerá treinamentos com certificados de qualificação para os agentes interessados;
Apoio e Financiamento
O fato da região analisada ser a mais carente de Minas Gerais e já possuir iniciativas bem-sucedidas que precisam ser compartilhadas, torna este projeto promissor e alvo de investimento do poder público. A viabilidade do projeto será possível através da emenda parlamentar do deputado federal Rogério Correia, transferindo recursos direto do Ministério da Educação para a UFVJM.
A UFVJM, através do Laboratório de Produção de Conteúdos Educacionais – L@PROCE, possui espaço físico, capital humano e programas computacionais de produção audiovisual, destinados à contínua pesquisa focada no desenvolvimento regional. O referido laboratório conta com a participação de docentes e bolsistas graduandos em geografia e em outras áreas do conhecimento, capacitados para o fortalecimento das cadeias produtivas.
O projeto contará com o apoio do CITEC, EMATER, associações e cooperativas das diferentes cadeias produtivas.